Aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo

Nelson Mandela

Johanesburgo – Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul e que morreu nesta quinta-feira aos 95 anos, foi artífice de um bom número de declarações que se transformaram em símbolo de tenacidade e de luta pela liberdade, pelos direitos humanos e pela igualdade racial.

Mandela é um dos personagens mais citados da história recente, embora estivesse proibido pronunciar seu nome durante os 27 anos em que ficou na prisão (1962-1990) por enfrentar o apartheid, o regime de segregação racial da minoria branca sul-africana.

Algumas das suas frases mais inspiradoras, como bom orador que foi, estão reunidas no livro “Conversas comigo mesmo”, publicado pelo Centro de Memória Nelson Mandela de Johanesburgo.

As entrevistas foram extraídas de cartas manuscritas ou assinadas por ele, entrevistas, depoimentos perante os tribunais do apartheid, discursos políticos após sua libertação em 1990, e de suas anotações, diários, e de sua autobiografia “O longo caminho para a liberdade”.

Leave a Reply

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com